post by paloma | | Closed

Ensino de PLE 2.0

Ensino de PLE 2.0Atualmente somos submetidos a cada dia a um lançamento tecnológico. Novos celulares inteligentes, novos tabletes, novos computadores etc… Fica até difícil dizer qual é a novidade do momento.


E não podemos negar que as novas tecnologias trouxeram grande impacto também no ensino, criando novas formas de aprendizado, disseminação do conhecimento e, especialmente, novas relações entre alunos e professores. Por exemplo, em uma época não muito distante, os alunos tinham que inventar lugares supersecretos para que pudessem fazer as “colas” para as provas. Hoje em dia tudo está na palma da mão, basta um toque no celular.


Pensando em sacar proveito das novas tecnologias para o ensino de Português como Língua estrangeira (PLE), Casa do Brasil selecionou este tema para o grupo de estudo que realiza todas as sextas com seus professores. O último encontro do dia 11 de maio teve a professora Lauana como condutora, já que esse é o assunto da especialização que ela está fazendo.


No Grupo de Estudo da Casa do Brasil, a professora Lauana mostrou aos demais professores algumas ferramentas que podem ser úteis para uma aula mais dinâmica e uma aprendizagem mais participativa. Tais ferramentas permitem a criação de histórias em quadrinhos, sites, blogs, acesso a diversas notícias e uma infinidade de possibilidades.


Durante o encontro dos professores da Casa do Brasil, foi discutido que uso das novas tecnologias para o ensino é, hoje, a ordem do dia. No entanto, o professor não deve apoiar toda a aula nessa ferramenta, pelo o simples fato de que ela não é perfeita e pode deixá-lo na mão.


Comments are closed.